15 de ago. de 2010

A herança que podemos deixar ao mundo.

Hoje estive em Osasco, Jardim Boa Vista. Mais uma prazerosa experiência para somar as tantas outras que tenho tido. O objetivo era palestrar sobre - “O papel da Família nos dias atuais”. Aconteceu bem mais que isso.
Primeiro revi algumas pessoas muito especiais. Uma delas, Sr Helio, o pai do Daniel. Para quem acompanha o meu Blog, deve se lembrar. O brilho no seu olhar ao falar do filho, ainda é o mesmo e continua sendo indescritível. Um homem especial, que com certeza tem feito de tudo, através dos seus exemplos, para que seu filho, Daniel, seja um grande homem como ele.
Falar de família com pessoas que sabem muito bem a importância desta instituição e como falar de como proceder na construção de uma casa para o mestre de obras.
Então, ao invés de palestrar, propus apenas um momento de reflexão. Refletimos sobre a definição que conhecemos de família.
Existem muitas, no entanto concluímos que: família é um núcleo de convivência, unido por laços afetivos, que costuma compartilhar o mesmo teto ou não.
Mas, mais que isso, família é como uma semente que nos é dada e que precisa de cuidados para crescer e desenvolver. Ela é constituída por relações de amor, e é na família que os nossos filhos desenvolvem suas personalidades. Nela crescem e encontram o sentido da existência e amadurecem com segurança.
Através da família aprendemos a conviver com as diferenças e a compreender um ao outro. Nem sempre é fácil, pode exigir um esforço maior de nossa parte, principalmente quando pensamos que as pessoas poderiam ser diferentes.
Nas famílias compostas por amigos, aqueles que nos tocam em momentos difíceis, aqueles que estão ao nosso lado independente de ganhar ou perder, as diferenças existem e às vezes até gritam, mas o caminho esta em nosso comportamento que pode provocar a mudança do outro.
Também falei sobre os meus propósitos políticos. Sei que o meu comportamento, minha conduta, ficará como herança ao meu filho e aos meus amigos. Como na família os valores morais devem ser traduzidos em honra, verdade, trabalho, dignidade, e o amor ao próximo. Os representantes atuais do nosso legislativo devem pensar e refletir sobre o conceito de família.
Os valores morais não acabam jamais e são eles que constroem o mundo que desejamos. Deixaremos como legado ao mundo a nossa melhor herança: Homens de bem, por nós formados.
Deixo aqui os meus agradecimentos, pela oportunidade de compartilhar momentos tão especiais e agradáveis junto aos moradores do Jardim Boa Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário