16 de jun. de 2009

Texto para os meus alunos

Para quem acompanha o meu Blog, peço licença. Hoje direcionarei o texto para os meus alunos do curso de Pós Graduação do Curso de Engenharia de Segurança no Trabalho da UNINOVE. Ontem foi o ultimo dia da Disciplina que ministrei para esta turma e gostaria de registrar algumas palavras.


Caros alunos,

Entre descobertas e buscas passamos por mais uma experiência do amadurecimento, e podemos concluir que o tempo passa, mas as emoções humanas não mudam. Cada um em seu caminho e com suas singularidades.


Educação essa que passa pela integração dos conceitos essenciais para a sociabilização do ser humano, é a que devemos sempre considerar, tais como justiça, igualdade e solidariedade.


Mais que isso se tem a obrigação de assimilar os valores fundamentais da vida na sociedade como, por exemplo, o respeito pelos outros e pelos seus direitos, o aceitar das diferenças e o assumir das responsabilidades.


Lembrem-se, não existem certo ou errado, as pessoas fazem o que fazem baseadas em seus sentimentos e crenças. Não compreendemos aquilo que olhamos, por isso não julgue aquilo que vê. O julgamento fecha o coração e a mente para outros níveis de compreensão.


Lembrem-se, somos autores de boa parte de nossas escolhas e omissões, audácia ou acomodação, nossa esperança e fraternidade ou nossa desconfiança. Sobretudo, devemos resolver como empregamos e saboreamos nosso tempo, que é afinal sempre o tempo presente.


O fluxo de dias e anos, décadas, serve para crescer e acumular, não perder e limitar. Dessa perspectiva nos tornaremos senhores, não servos.


Meu propósito sempre foi e continuará a ser o de contribuir com a formação dos profissionais. Predispus-me assim a compartilhar o que eu tenho de mais precioso, meu maior patrimônio: meu conhecimento.


Hoje, me resta agradecer a oportunidade que me foi dada, de contribuir, mesmo que por um pequeno período de tempo, com a consolidação desta proposta.


Quero deixar registrado o imenso prazer que tive de conhecê-los. Mais que isso, tive a oportunidade de perceber alguns de vocês como profissionais atuantes e determinados e isso faz a diferença.

Ao terminar de redigir este texto, encontrei as palavras que procurava para dividir com vocês.

“Pessoas são musicas... Vocês já perceberam? Elas entram na vida da gente e deixam sinas. Como a sonoridade do vento ao final da tarde. Como os ataques de guitarras e metais presentes em cada clarão da manhã. Olhem as pessoas que fazem parte de suas vidas e vocês descobriram, olhando fundo, que há uma melodia brilhando no disco do olhar de cada uma delas. Procurem escutar. Pessoas foram compostas para serem ouvidas, sentidas, compreendidas, interpretadas. Para tocarem nossas vidas com a mesma força do instante em que foram criadas, para tocarem suas próprias vidas com toda essa magia de serem Músicas. E de poderem alçar todos os vôos, de poderem vibrar com todas as notas, de poderem cumprir, afinal, todo o sentido que a elas foi dado pelo compositor. Pessoas são músicas como vocês”.

Só me resta agradecer o privilégio que tive de conhecê-los e de partilhar, mesmo que por pouco tempo, um momento de suas vidas. Momento onde todos nós trilhávamos novos caminhos em busca de novas conquistas.

Desejo a todos muito sucesso. Espero que a vida me reserve a grata surpresa, de estarmos frente a frente novamente, desenvolvendo outros trabalhos.

Grande abraço a todos.

Profª Silvia Palma

Nenhum comentário:

Postar um comentário