5 de jun. de 2009

CRISÁLIDA - Um pouco sobre o projeto

Um grupo de Psicólogas, com a formação em Mediação de Conflitos, atuando desde 2002, como voluntarias em um projeto junto a comunidades carentes, foi à motivação para a criação de uma ONG – CRISÁLIDA – NÚCLEO DE TRANSFORMAÇÃO HUMANA.

Na visão de uma das psicólogas, (Valéria Perez), poucos eram beneficiados e muitos poderiam vir a fazer parte de uma grande transformação.

O ponto de partida foi à zona Norte de São Paulo. Famílias indicadas pelo Conselho Tutelar das Subprefeituras que eram encaminhadas para atendimentos. Casos de menores em liberdade assistida, conflitos de casais, guarda compartilhada, enfim, menores em situação de risco e seus familiares.

Diretora executiva no projeto, (Valéria Perez) uma grande amiga, compartilhou a idéia comigo, que compactuando com a proposta, e acreditando que como psicóloga, eu poderia ajudar as pessoas a serem mais felizes, fazendo-as descobrir que isso só começa quando a gente consegue realmente se conhecer e se aceitar, aceitei presidir a ONG. Inicia-se assim um projeto que espero venha a representar um núcleo de transformação humana.

Por que CRISÁLIDA? Que belo e misterioso processo! Este é um maravilhoso símbolo para a evolução da alma. Ovo, lagarta, crisálida e borboleta... A crisálida, silenciosamente, passa por uma grande atividade dinâmica, não em uma atividade ruidosa, mas silenciosa. É nesse silencio que ocorre a transformação.

A borboleta representa o homem plenamente realizado. A crisálida é o inicio para esta realização.

Unimo-nos (eu e a Valeria) a outra pessoa, Vanda Regina cosmetóloga e coordenadora da Rede Jacques Janine. Uma mulher batalhadora, que esta a frente de um grupo de profissionais da área de beleza, que lutam pela regulamentação da profissão e a conscientização da educação e saúde como pilares do desenvolvimento profissional.

Também engajada em causas sociais, tem uma longa história dentro da Rede Jacques Janine. Há 16 anos atuando e coordenando jovens talentos, grupos da melhor idade e diversas outras atividades, assume a Vice Presidência desta ONG.

Entre várias propostas o grupo já iniciou a formação de 150 outros profissionais, educadores sociais de diferentes instituições, com a realização do modulo 1 na Formação de Mediadores. Com isso iniciamos a multiplicação de novos voluntários.

Todas nós, mas um grupo de profissionais acreditando que não podemos mudar o mundo, mas podemos melhorar as relações e as pessoas, estamos engajadas nesta proposta. Não temos soluções mágicas, mas sim muita VONTADE DE MUDAR.

Um excelente final de semana a todos.

Um comentário:

  1. Silvia, parabéns ! Fiquei muito feliz em conhecer a proposta da ONG CRISÁLIDA ! Espero poder colaborar de alguma forma ! Beijos !

    ResponderExcluir