Já contei um pouco sobre o projeto da ONG que venho desenvolvendo - Crisálida – Núcleo de Transformação Humana - e hoje pensei em me estender um pouco mais sobre este assunto, no entanto ao abrir os jornais pela manhã, comecei a ver que todas as manchetes eram sobre o trágico acidente deste final de semana.
Senti que deveria, assim como toda a população, manifestar-me a respeito.
Pensei o quanto essas famílias, que viram seus queridos, seus amigos e parentes “desaparecerem” no Vôo AF 447, estariam sofrendo, sem respostas. Dentre as inúmeras noticias, a grande maioria, especulações, deparei-me com essa noticia. http://www.time.com/time/world/article/0,8599,1902421,00.html
“Informa que a Airbus da serie 330, desde 2006 vêm apresentando um problema de conflito em softwares de piloto automático, que colocam o avião em mergulho por errônea interpretação de dados. Isso pode não só explicar por que o AF447 caiu, mas por que o vôo da TAM, alguns dias antes, também enfrentou uma estranha turbulência que feriu vários passageiros".
Talvez esta seja mais uma especulação, mas agora penso nos familiares, e também no avanço da tecnologia.
A humanidade está dando passos gigantescos em relação a outras épocas, nunca se falou tanto em avanços tecnológicos e busca de conhecimento em favor da vida.
Mas não podemos ignorar também que a cada 48 horas mais 200 vidas são perdidas em acidentes no Brasil. Não todas de uma só vez, e também não dentro de uma aeronave. Esta tragédia acontece espalhada nos milhões de quilômetros que compõem a malha viária brasileira. Motoristas, passageiros e pedestres que perdem suas vidas no anonimato das ruas e estradas, e que não são vistos nos números das grandes tragédias, por não estarem expostos em horário nobre.
As vantagens e desvantagens dos novos inventos e inovações tecnológicas deverão ser avaliadas cuidadosamente, para não se cometer erros que venham trazer danos fatais ou irreversíveis. A tecnologia tem que gerar vida e deveria servir para evitar acontecimentos como esses.
O que me chamou a atenção também foi que mesmo sem se conhecerem, muitos passageiros do avião, da Air France, que desapareceu estavam unidos por gestos de solidariedade. Mas sobre isso falaremos outra hora.
Afinal somos todos responsáveis pelas futuras gerações.
Até mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário