18 de jun. de 2009

Transparência publica é um direito de todos os cidadãos.


Profissionalização do funcionalismo público, valorizando a formação dos gestores públicos, evitando também desmandos eleitoreiros; Voto aberto em todas as votações plenárias; Redução do número de Medidas Provisórias e a volta ao respeito constitucional; Criação de mecanismos eficientes de denúncias de ações contrárias aos interesses públicos. Esses são apenas alguns dos nossos desejos como cidadãos.

Ontem, lamentavelmente, a Justiça decide proibir a divulgação dos salários dos servidores.

A Justiça determinou a imediata supressão do "item remuneração bruta da listagem de servidores" do site da Prefeitura de São Paulo. Quantos tiveram acesso antes que isso ocorresse?

Para se ter idéia, o valor recebido por um dos servidores é de R$ 140.000,00 (cento e quarenta mil reais). Isso representa o salário de mais de 300 funcionários que atualmente recebem o salário mínimo por 8 horas de trabalho.

O que será que esse servidor faz para ganhar esse montante? E quem é este servidor?

Somos "acionistas" institucionais da Prefeitura e do Estado em geral e temos o direito (e até o dever) de saber e de fiscalizar como é empregada a nossa "contribuição".

Invocar segurança e privacidade soa como ocultar a verdade já sabida de todos nós.

2 comentários:

  1. Direito nosso e dever deles.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sílvia, sou funcionária pública e todos ficariam horrorizados com meu hollerith... Se quiser publicá-lo aqui, fará sucesso... Uns vão dizer que 1.000,00 é muito, pois professor de escola pública é incompetente, burro e que é o grande responsável pela atual situação da educação... Outros vão dizer é uma miséria... Enfim: eu sou formada pela USP, trabalho tb no melhor Colégio particular de São Paulo e, definitivamente, tenho a convicção de que sou uma ótima educadora. A carapuça de incapaz não me serve...
    Professora Claudia Sacardo

    ResponderExcluir