19 de mai. de 2009

CQC e o Controle de Qualidade dos nossos dirigentes.

A chamada era “Controle de Qualidade: Congresso Nacional”.

Conceito: Controle de Qualidade é o desenvolvimento de sistemas os quais asseguram que os "produtos" ou "serviços" são projetados para ir ao encontro ou superar as expectativas dos usuários.

Ou seja, Controle de Qualidade do Congresso Nacional, pressupõe-se atitudes dos nossos dirigentes, que deveriam ir ao encontro ou superar as nossas expectativas, afinal foram escolhidos pelo povo, através do voto, para nos representar.

Bem, sem qualquer intenção de fazer propaganda para o Programa da Band - CQC (já fazendo, por que acho fantástico) que vai ao ar as segundas feiras às 22 horas.

No último programa, foi veiculada uma matéria, sobre o quanto os nossos dirigentes estão interados com a realidade da população.

O programa tem um humor muito inteligente. Algo que parecia irreal... Uma piada... Uma perguntinha básica aos nossos parlamentares: Qual o valor do salário Mínimo?

Muitos não souberam responder... Eles desconhecem o valor do salário de grande parte da população. Mas ... Estão pouco se lixando para o povo...

Há alguns anos atrás uma pergunta similar fez com que um candidato perdesse as eleições - “qual era o preço do pãozinho francês”. Ele não soube responder. O povo respondeu por ele, deixando de votar neste candidato.

E hoje, qual a resposta do povo? O que podemos fazer? O que falta efetivamente para chegarmos a ter orgulho das nossas escolhas?

Falta uma grande pauta popular para que o povo saiba como se manifestar, como se organizar e como cobrar seus direitos. O simples exercício do voto já não é mais eficaz. Nem tão pouco alguns reais a mais no salário mínimo.

Deveríamos começar a fazer um amplo trabalho de consciência de nossos direitos como cidadãos, de patriotismo, que também, segundo o nosso Presidente, falta-nos.Talvez sejamos mesmo "adolescentes briguentos".

Onde estão os antigos heróis? Onde estão nossos ideais e os nossos sonhos de um país melhor? Como efetivamente mudar?

É através da DEMOCRACIA que a sociedade pode se manifestar, contestar, exigir, propor, decidir, construir e evoluir. Se faz inevitável e imprescindível a Democracia Participativa... É preciso tentar algo, por que os meus, os seus, os nossos medos são REAIS.

Um comentário:

  1. Eu realmente acho que o povo cegou!Ou "segou"? O verbo segar existe, está ligado a ceifar, que significa cortar as hastes, arrebatar, tirar (a vida)!
    Atualmente, os dois verbos se encaixam com o perfil do brasileiro.
    Somos uns "injustiçados" por não termos vontade de ler e conhecer, por sermos menos pacientes e mais preguiçosos que nossos pais e avós, somos injustiçados por não termos acesso a cultura, por não recebermos esmola, por aceitarmos migalhas, por pagarmos pelo que já foi pago.
    Na contra-mão, somos cada vez mais cegos de amor, uns apaixonados movidos por emoções e por isso, levados a defender quem acreditamos estar com a verdade (mesmo quando este não esta). A cultura do brasileiro não permite reconhecimentos, porque no fim, os reconhecidos nem sequer são conhecidos. Quem realmente vale a pena, nem consegue chegar no topo da pirâmide, e por ai, enxergamos (ou não) o verbo segar.
    No fim, somos culpados por colocarmos aqueles "patriotas" no poder, ao mesmo tempo em que também somos culpados por lavarmos nossas mãos por "não nos sentirmos capazes de detê-los". Oras, democracia não nos dá direito de tirar também? Ou só de acrescentar? (os dois meio que se confundem, não?) Mas acho que cegamente e segamente temos pena! Pena?! Sim, pena de nos cortarem as "hastes", de não darmos mais uma chance, pena por nos comprarem tão facilmente, pena por não nos darem as condições em busca do que é culto, sábio pra que sejamos capazes de raciocinar a respeito da inteligência deles.
    Realmente, os "patriotas", são muito mais inteligentes do que o brasileiro. Não tem pena, mas não se lixam para a burrice, porque é dela que saem os melhores e maiores votos e apoios. Investir na burrice faz parte desse grande "patriotismo" promovido pelos nossos governantes.
    Espero que as mentiras, as desculpas, as enganações de tanto não serem combatidas, comecem a cair por terra. Que, aos poucos, sejamos menos "segados" e menos cegos e que por ai, encontremos nosso real patriotismo, criando finalmente uma identidade, reaprendendo com os erros e finalmente observando que o "ser humano", quando percebido nessa forma, é capaz de tudo!
    Silvia, acho você sempre muito correta nas afirmações, e são elas que também me fazem refletir sobre novos assuntos. São elas que nos dão abertura para iniciar uma discussão, uma propagação do que realmente vale a pena discutir!
    Abraço do caco!

    ResponderExcluir