Dizem que a missão de ser mãe quase sempre começa com alguns meses de enjoo, seguido por anseios incontroláveis por comidas estranhas, aumento de peso, dores na coluna, o aprimoramento da arte de arrumar travesseiros preenchendo espaços entre o volume da barriga e o resto da cama. Dizem também que ser mãe é não esquecer a emoção do primeiro movimento do bebezinho dentro da barriga.
O instante maravilhoso em que ele se materializa ante os seus olhos, a boquinha sugando o leite, com vontade, e o primeiro sorriso de reconhecimento. Ser mãe é ficar noites sem dormir, é sofrer com as possíveis cólicas e se angustiar com os choros inexplicáveis. É a inquietação com os resfriados... Pânico com a catapora...
Ser mãe é ajudar o seu filho a largar a chupeta e a mamadeira. Levá-lo à escola e segurar suas mãos na hora da vacina. Ser mãe é se deslumbrar em ver o seu filho se revelando em suas características únicas, é observar suas descobertas. Sentir sua mãozinha procurando a proteção da sua, o corpinho se aconchegando debaixo dos cobertores. É assistir aos avanços, sorrir com as vitórias e ampará-lo nas pequenas derrotas. É ouvir as confidências.
Ser mãe é sentir-se invadir de felicidade ante o milagre que é quando o ele der seus primeiros passos, conseguindo expressar toscamente em palavras seus sentimentos, juntando as letras numa frase.
Ser mãe é se inundar de alegria ao ouvir uma gargalhada gostosa, ao vê-lo acertando a bola no gol ou mergulhando corajosamente do trampolim mais alto. Ser mãe é descobrir que, por mais sofisticada que se possa ser, por mais elegante, um grito aflito de mamãe a faz largar tudo sem a menor hesitação. Ser mãe é descobrir que sua vida tem menos valor depois que ele chegou.
Finalmente, é se inundar de gratidão por tudo que se recebe e se aprende com ele, pelo crescimento que ele proporciona, pela alegria profunda que ele dá.
Ajudar um pequenino a desenvolver-se e a descobrir-se, tornando-se um adulto digno, é responsabilidade que Deus confere ao coração da mulher que se transforma em mãe. Que Deus abençoe a todas as mães.
Próximo domingo “Dia das Mães”... Próximo nascer do sol... Dia das Mães “... Próximo anoitecer “Dia das Mães”... Sempre, todos os dias e noites.
Nenhum comentário:
Postar um comentário