Um amigo perguntou-me por que me interesso por política ou por que tenho manifestado, através deste Blog, a minha indignação.
Como já disse anteriormente, não fiz parte de Centro Acadêmico na época escolar, não sou anistiada política, não fiz parte da militância política na resistência democrática à ditadura. Também não fui perseguida, presa e torturada ou condenada pelo regime dos militares.
Procuro apenas ser coerente e compromissada com os interesses do ser humano, trabalhadores, íntegros e honestos. Prezo pela dignidade da pessoa humana, e faço uso do meu direito de expressão.
O que pretendo e espero, para todos nós, são condições dignas de vida, respeito e dignidade. Se este é um caminho? Não sei, mas não vou negligenciar, e acredito que todos nós deveríamos utilizar todas as ferramentas possíveis para informar e formar pessoas.
Não adianta propor “remendos em roupas velhas” como diria os mais experientes. Precisamos é lutar para não perpetuar corruptos no poder, nos representando e lutarmos por maiores investimentos públicos em saúde, segurança e principalmente educação que é a base da cidadania.
Falar em democracia representativa com o que temos hoje no Congresso, no mínimo é ofensivo. Na verdade ela deveria ser participativa, para realmente ser eficaz.
Deveríamos participar das decisões, inclusive da definição da pauta dos nossos parlamentares.Talvez evitariamos as "medidas secretas".
Nós mulheres somos 53% da população e desde 24 de Fevereiro de 1932, ou seja, há 77 anos conquistamos o direito de votar. Devemos nas próximas eleições, estarmos conscientes dos nossos direitos e deveres.
A minha proposta é a de tentar democratizar as relações interpessoais a partir do respeito ao outro, informando e formando cidadãos. Conquistar a cidadania através da Educação, priorizando sempre e incondicionalmente o respeito como dimensão ética fundamental das relações humanas.
Quem sabe através do que escrevo, consigo desenvolver a criticidade de algumas pessoas propiciando resultados mais dignos, com representantes mais honestos fazendo parte do nosso Congresso nas próximas eleições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário